fbpx

Acolher, oportunizar e desenvolver – ACODE

O Programa Jovem Aprendiz 
Por Raquel Santolin

O Programa Jovem Aprendiz tem na sua essência a transformação societária, uma vez que contribui na construção de direitos, autonomia e cidadania dos aprendizes, oportunizando a muitos destes jovens o primeiro emprego.  Neste sentido, o Acolher, oportunizar e desenvolver tem o propósito de incluir jovens em situação de vulnerabilidade na Aprendizagem Profissional.

O que é vulnerabilidade e vulnerabilidade social?

A vulnerabilidade é uma situação de risco. Significa que indivíduos e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade. Seja por motivos sócio históricos, socioeconômicos, ambientais, psicológicos, entre outros. Já a vulnerabilidade social está relacionada com a exclusão de cidadãos e falta de representatividade e oportunidades, sendo um conceito multifatorial, ou seja, pode ocorrer por questões de moradia, renda, escolaridade, entre outros.

E quais vulnerabilidades nosso programa prioriza?

  • Egressos da FASE;
  • Beneficiários de Programas Sociais e de transferência de renda;
  • Jovem com defasagem escolar;
  • Jovens do acolhimento institucional;

 Por que minha empresa deve priorizar estes aprendizes?

Ao dar prioridade e oportunizar o primeiro emprego para estes jovens, sua empresa cumpre sua função social, sendo um dos agentes no combate ao trabalho infantil e exclusão destes jovens na sociedade. Contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 Como será o acompanhamento?

O jovem aprendiz terá acompanhamento contínuo pela nossa equipe técnica, que conta com: assistente social, psicóloga e psicopedagoga. O monitoramento que é semestral, para esses aprendizes, ocorrerá de forma trimestral. Sendo que, atendimentos e acolhimentos circunstanciais podem ser solicitados sempre que a empresa e/ou aprendiz precisar fora deste período.

Se sua empresa tem o desejo de receber e oportunizar o primeiro emprego a este jovem, entre em contato conosco pelos seguintes contatos e fale com a nossa Assistente Social Raquel Santolin:

E-mail: raquel.santolin@integrar-rs.com.br

Fones: 51 3061 6005 / 51 993981611 (whats)

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email