fbpx

Importância do Programa Jovem Aprendiz para a sociedade

Entenda de uma vez por todas a importância do Programa Jovem Aprendiz, tanto para a empresa, quanto para o aprendiz. Veja por que a INTEGRAR-RS insere jovens no mercado de trabalho.

Por Vanessa Pizzani

 

Diariamente, muitos jovens buscam pela sua primeira chance de inserção no mercado de trabalho. Uma vez contratado e inserido no programa de aprendizagem, o jovem receberá um salário mensal, contribuindo para suprir suas despesas pessoais, escolares, familiares e, principalmente, preparando-o para desempenhar atividades profissionais.

Ter experiência, muitas vezes, é um item fortemente requisitado pelas empresas na hora da contratação, algo que o jovem em busca do seu primeiro emprego ainda não possui. Sendo assim, a melhor via de entrada para o mercado de trabalho formal, na maior parte dos casos, é através de iniciativas como o Programa Jovem Aprendiz.


Neste post, vamos abordar sobre como o programa funciona e qual a importância dessa iniciativa, tanto para o jovem aprendiz, quanto para as empresas.

 

Sobre o programa:

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) atualizado pelo Decreto 9.579/2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente os jovens para o mercado de trabalho, através da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados.

 

A inserção do jovem é a partir dos 14 anos até os 24 incompletos, capacitando e proporcionando experiência e auxiliando no desenvolvimento profissional. Empresas de médio e grande porte devem assegurar a contratação de, no mínimo 5% e no máximo 15% das vagas que exijam apenas formação profissional.

 

A aprendizagem cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para a empresa, pois dá preparação ao iniciante para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo corporativo. Ao mesmo tempo, permite às empresas formarem mão de obra qualificada, algo cada vez mais necessário em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica.

 

A formação técnico-profissional deve ser constituída por atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva, em programa relacionado às atividades desenvolvidas nas empresas contratantes. O objetivo é proporcionar ao aprendiz uma formação profissional básica.

 

Essa formação realiza-se em programas de aprendizagem organizados e desenvolvidos sob orientação e responsabilidade de instituições formadoras legalmente qualificadas, como é o caso da INTEGRAR-RS. O aprendiz com idade entre 14 e 24 anos, matriculado em um curso de aprendizagem profissional, é admitido por estabelecimentos de qualquer natureza que possuam empregados regidos pela CLT.

Em relação aos aprendizes com deficiência, não se aplica o limite de idade para sua contratação.

 

Fonte: Manual da Aprendizagem

 

IMPORTÂNCIA PARA O APRENDIZ:
  • Início da carreira profissional;
  • Maior facilidade para a inserção no mercado de trabalho;
  • Aptidão para atuar em diversas áreas da organização;
  • Experiências para serem adicionadas no currículo;
  • Direitos trabalhistas assegurados;
  • Maiores chances de efetivação na mesma empresa;
  • Maior autonomia financeira e/ou ajuda em despesas familiares.

 

IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA:
  • Oportunidade de desenvolver um perfil profissional desejado pela empresa;
  • Fomento a grandes talentos potenciais;
  • Inserção de novas ideias e perspectivas na equipe;
  • Vantagens e incentivos fiscais;
  • Contribuição social;
  • Participação ativa no combate à evasão escolar e ao trabalho infantil informal;
  • Contrato por prazo determinado;
  • Isenção de multa de rescisão;
  • Dispensa de cumprimento do Aviso Prévio, somente 2% de contribuição previdenciária;
  • Redução de custos com o FGTS.

 

Por fim, o ingresso no mercado de trabalho como jovem aprendiz pode ser a porta de entrada para uma carreira profissional bem sucedida, atrelada a uma grande responsabilidade de impacto social da empresa que insere jovens aprendizes em seu estabelecimento. Negócios que promovem inclusão social e contribuem para a formação dos futuros profissionais do país ganham reconhecimento e prestígio diante do mercado e da sociedade.

 

Pensando nisso, a INTEGRAR-RS oferece os melhores serviços para a empresa ter o melhor preparo e qualificação profissional para o seu menor aprendiz, com menos burocracia e mais agilidade na hora da contratação.

Prestamos assessoria administrativa e jurídica, do início ao fim do programa, além do jovem e da empresa contarem com apoio psicopedagógico e assistência social gratuitamente.

 

Você precisa de jovens aprendizes na sua empresa?

Entre em contato conosco!

Fone: (51) 3061.6005

WhatsApp: (51) 98954-6308

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email