fbpx

Conheça o Projeto Acolher e Transformar, tema da finalização do módulo básico da turma A167

Antes de iniciarem o trabalho nas empresas em que irão atuar, os jovens aprendizes precisam montar um projeto social de conclusão do módulo básico. A turma A167, sob a coordenação da professora Daniela Oldenburg, contribuiu para o Projeto Acolher e Transformar, que existe aqui na INTEGRAR-RS.

 

Por Cynara Pereira, Raissa Rodrigues e Thayara Soares

 

O que é o Projeto Acolher e Transformar?

É uma oficina gratuita realizada pela INTEGRAR-RS uma vez ao mês que, desde 2019, visa preparar jovens em situação de vulnerabilidade social para enfrentar os obstáculos encontrados durante a sua busca pela primeira oportunidade de trabalho.

Na oficina, são passadas orientações sobre marketing pessoal, dicas preparatórias para entrevista, elaboração de currículo, dentre outros fundamentos. Ao participar do projeto, cada jovem ganha lanche, kit higiene, passagem para o deslocamento (ida e volta) e ao final, recebe o seu currículo impresso.

 

Metodologia do Projeto

A oficina é ministrada com 3h30min de duração, dentro da filosofia humanista e interacionista que é utilizada pela INTEGRAR-RS em seu projeto político-pedagógico, buscando o acolhimento dos jovens e a consequente transformação e empoderamento que isto acarretará em seu enfrentamento ao mundo do trabalho.

 

O Projeto das 80h da Turma A167 do Programa Jovem Aprendiz

A Turma A167, sob a coordenação da instrutora de aprendizagem Daniela Oldenburg, escolheu o Projeto Acolher e Transformar da INTEGRAR-RS como tema para desenvolver o seu projeto social de conclusão das 80 horas iniciais do curso de jovem aprendiz.

 

Turma A167 com a instrutora Daniela, sentada ao centro.

 

A ideia dos alunos foi arrecadar recursos para compra dos materiais necessários para a realização da próxima oficina do projeto. A ação foi feita através da divulgação de um QR Code para recebimento dos donativos.

Desta forma, os aprendizes conseguiram angariar mais de duzentos reais via pix, além de alguns produtos que complementam o Kit de Higiene Pessoal, exclusivo e super criativo, preparado pela própria turma e entregue pelas recrutadoras aos seis jovens beneficiados pelo projeto.

 

Kit higiene produzido pelos aprendizes da Turma A167

 

Como parte do trabalho final, os alunos precisaram apresentar o seu projeto social para a instrutora de aprendizagem da turma e para um público formado por colaboradores da INTEGRAR-RS.

 

 

“MINISTRAR A OFICINA JUNTO DA LAURA E DA EDUARDA, COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO JOVEM APRENDIZ MATHEUS, FOI MUITO EMOCIONANTE, GRATIFICANTE E AGREGADOR” – THAINA PAZ.

 

Nesta oportunidade, a oficina foi ministrada pelas profissionais Thaina Paz, Eduarda Simonetti e Laura Franzen, do recrutamento e seleção da INTEGRAR-RS, e contou com a participação do jovem aprendiz do setor Matheus Cardoso.

 

Tenho certeza de que fizemos a diferença na vida dos jovens”, comenta Thaina, encarregada de recrutamento e seleção de jovens aprendizes, que complementa “conhecemos histórias de vida que muitas vezes passam despercebidas e nos emocionamos, aprendemos e ensinamos muito com cada um que compareceu”.

 

Momento em que os jovens recebem dos recrutadores os seus certificados de participação.

 


 

Quais os benefícios do Projeto Acolher e Transformar para a sociedade?

 

Existem vários benefícios para a sociedade de projetos realizados com jovens vulneráveis, incluindo:

 

  1. Melhoria do bem-estar mental e físico dos jovens: desenvolver habilidades sociais e emocionais podem melhorar seu bem-estar geral e ajudá-los a lidar melhor com desafios pessoais e sociais.
  2. Redução da criminalidade: envolver-se em atividades positivas, como oficinas profissionalizantes, pode ajudar a reduzir o envolvimento em possíveis delitos.
  3. Melhoria do desempenho acadêmico: fornecer mentoria para jovens vulneráveis pode ajudá-los a melhorar suas competências e aumentar suas chances de ingressar na faculdade ou no mercado de trabalho.
  4. Fortalecimento da comunidade: atividades de voluntariado e ação comunitária podem ajudá-los a se tornar cidadãos mais ativos e engajados, fortalecendo a comunidade em geral.
  5. Promoção da inclusão social: conectar-se com outros jovens e adultos em suas comunidades podem ajudá-los a se sentir mais incluídos e apoiados, o que pode levar a uma maior participação social e política no futuro.

 

 

Quer se candidatar para ser jovem aprendiz?

Faça o seu cadastro aqui para concorrer a uma oportunidade.

COMPARTILHE