fbpx

Jovens aprendizes fazem roda de conversa sobre setembro amarelo e tradição gaúcha em visita ao acampamento farroupilha

Confira um pouco dos acontecimentos do mês de setembro na INTEGRAR-RS, um mês que tem pautas como: a importância dos cuidados com a saúde mental e a valorização da cultura gaúcha

 

Por Evelise Kerkhowe

Do dia 13 a 20 de setembro é comemorado a semana farroupilha, evento que lembra o começo da Revolução Farroupilha ocorrido em 20 de setembro de 1835, a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Durante a semana farroupilha, são montados acampamentos para a valorização da cultura gaúcha, tomando chimarrão, consumindo variedades de churrascos e, celebrando com desfiles e shows.

No decorrer desse período, nossos jovens aprendizes visitaram o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), através de uma parceria com o Piquete Cabeça Preta, onde experienciaram a estrutura do Acampamento Farroupilha. Foi uma saída de campo extremamente relevante e importante para a interação, socialização e aprendizagem sobre as tradições de nosso estado (Rio Grande do Sul). 

Também trouxemos pautas sobre o Setembro Amarelo, que tratou sobre a importância do cuidado com a  saúde mental, principalmente no meio corporativo. Isso tudo, em um ambiente diferenciado, onde a saúde mental do trabalhador foi colocada em pauta. 

Pois, nós aqui da INTEGRAR-RS, entendemos que falar sobre as questões emocionais tratadas no setembro amarelo, são discussões que devem ser ampliadas para as práticas interativas, onde o jovem possa externar sentimentos, tendo a devida atenção e acolhimento.

Desta forma, trabalhamos comunicação, saúde do trabalhador, direitos humanos, entre outras questões importantes para a formação profissional de cada um de nossos jovens.

 

COMPARTILHE